Bagé

sábado, 15 de dezembro de 2007

7. Bagé - a mais gaúcha das cidades - notícias



O gaúcho surgiu na região da fronteira
"CAMPANHA GAÚCHA"
acredita-se que foi entre BAGÉ
e ALEGRETE.
Maria Cátira Bortolini.
.-.-.-.-.
A metade sul do estado passa por um firme processo de soerguimento. Só não vê quem não quer. O pampa retoma o caminho que fez brilhante no século 19 e grande parte do século 20. Isso acontece em especial pela educação e pela cultura. Luiz Antonio de Assis Brasil - Zero Hora - Porto Alegre-Rs (Jul.2010).
.-.-.-.-.
BAGÉ é demais...
As bravuras dos antepassados na defesa da fronteira;
A tradição cantada por "Hermanos Pampeanos";
O teatro com o "Analista de Bagé" no "Guiness Book";
A produção de vinhos de qualidade internacional;
O feito registrado no "Guiness Book" com o "maior churrasco do mundo";
O cenógrafo bageense do filme "O fim do Mundo";
A maior criação de "Ovinos";
Um dos maiores rebanhos bovinos e criatórios de "matrizes" do Brasil e do Mundo;
Os maiores Haras;
A Feira do Livro;
E agora?
Bagé ataca de "Saraus" no cemitério? e com Ana Maria Braga como divulgadora da "extravagância de Bagé"? Masss... bah tchê, não está faltando mais nada... Ou ainda tem mais coisas por vir?
José Carlos Suman - paulista de Botucatu (maio/2010).

O despertar de um povo
que surgiu na fronteira gaúcha.
Nascimento da nação farroupilha
que veio fazer história. Manoel Ianzer

B A G É
"Rainha da Fronteira", por ser uma bela cidade da fronteira sul do Brasil..
"A mais gaúcha das cidades", por ser divisa de fronteira sofreu vários ataques e invasões dos espanhóis vindos do Uruguai e da Argentina. A sua gente com muita força, amor e orgulho, conseguiu afastar os inimigos defendendo as terras do Rio Grande do Sul e do Brasil.
"Coração Cívico do Rio Grande do Sul", por ter participado de lutas e guerras envolvendo o sul do Brasil (Farroupilha, Lanceiros de 93 e etc.).
"Capital do Churrasco", por ter realizado o maior churrasco do mundo(2001/02). Anualmente realiza a festa do churrasco.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.

NOTÍCIAS IMPORTANTES DE
  "B A G É"

06.04.13 - Dia 11 de abril, no da Maya Espaço Cultural - Bagé, acontecerá o lançamento do livro: Rio Grande do Sul - O Solo e o Homem do bageense Eurico Salis. (Lúcia Gomes - Folha do Sul Gaúcho).

06.04.13 - Bagé contará com 70% de esgoto coletado e tratado. A obra que está em andamento pelo Departamento de Água e Esgoto de Bagé (DAEB), vai beneficiar o meio hambiente e a população através da melhoria das condições dos arroios Bagé e Gontan.(J.Minuano)
.-.-.-.-.-.
27.01.13 - Morre aos 75 anos Luis Simão Kalil. Só depois de uma vida inteira dedicada à medicina e à política, Kalil descobriu a literatura, mergulhou no mundo de contador de histórias.(Jornal Minuano)
.-.-.-.-.-.
 27.01.13 - Bageense se salva do incêndio da Boate Kiss de Santa Maria, onde morreram mais de 200 jovens. O sobrevivente Fernando Régis de Ramos, 18 anos, estudante da Unipampa, se salvou ao ser puxado por outro rapaz.
.-.-.-.-.-.
10.10.12 - Festival de cinema na Escola Estadual de Bagé - Dr. Carlos Kluwe. Em um trabalho interdisciplinar inédito, os estudantes do 2º grau do Ensino Médio estão lançando o primeiro festival denominado Troféu Carlitos. A ideia partiu de três membros, que viram no cinema uma ferramenta valiosa para a educação - confirmando o vanguardismo da iniciativa. Projeto coordenado pela professora de Língua Portuguesa - Dirce Assunção. O monitor - Márcio Mor e a professora da Educação Artística - Laura Witter. (Blog do Estadual)
.-.-.-.-.
15.05.12 - Trabalho bageense no Texas. Em 2009, a bageense Carina Hamm Oliveira realizou um intercâmbio no estado norte-americano do Texas. Porém não imaginava que um dos trabalhos realizados na cadeira de Projeto Avançado sairia do papel e se concretizaria, beneficiando 49 famílias da cidade de Austin, considerada a segunda melhor cidade para se viver nos EUA. A arquiteta conta que realizou o trabalho em parceria com a colega norte-americana Erin Holdenried, atendia ao critério de sustentabilidade habitacional autossustentável na cidade. Em 2011, a bageense recebeu a notícia de que o residencial proposto por ela já estava sendo construído. (Jornal Minuano)

.-.-.-.-.
11.01.12 - O filme "O GURI" - conquista prêmio em São Paulo.
O primeiro longa-metragem inteiramente filmado em Bagé, "O Guri" de Zeca Brito, com direção e elenco local, foi premiado no 6º Cine Fantasy - de São Paulo, com o prêmio de melhor trilha sonora. (J.Minuano)

"BAGÉ" - algo muito estranho corre por debaixo da cidade que contamina as pessoas... para produzir tanto talento, tanta gente ligada às atividades artísticas" - Glauco Rodrigues

-.-.-.-
Dez 2011 - O Tempo e o Vento será filmado em Bagé.
O filme longa-metragem "O Tempo e o Vento" - será filmado em Bagé em 2012, com direção de Jayme Monjardim, baseado na obra de Érico Veríssimo. Fernanda Montenegro estará no elenco. (J.Minuano)
-.-.-.-.
2011 - Bagé, berço de campeões.
Com quase metade do plantel brasileiro na criação de raça especial para corrida- Bagé é destaque estadual e Nacional. (Jornal Zero Hora)
-.-.-.-.
2011 - Bagé vive um momento de prosperidade.
O município vive um bom momento político, econômico e cultural. Produção de uvas viníferas, as novas plantações de oliveira, soma-se à antigas vocações da terra como a produção de cavalos. (Blog do Estadual de Bagé)
-.-.-.-.
08.06.11 - "CINZAS VULCÂNICAS SÃO REGISTRADAS EM BAGÉ"
A nuvem de cinzas do vulcão chileno Puyehue, chegou a Bagé na tarde de quinta-feira, e causou o fechamento do aeroporto Comandante Kraemer.
-.-.-.-.
28.04.11
O Prefeito Dudu Colombo lançou oficialmente o novo sistema de coleta conteinerizado de resíduos que será implantado na cidade. Seráo 200 conteiners distribuidos em 3 áreas da cidade. O novo sistema coloca Bagé num patamar de cidades desenvolvidas, com um dos sistemas mais modernos de coleta de resíduos. (Prefeitura de Bagé)
-.-.-.-.
21.04.11
Faleceu o ex-vereador (2001/2004), carnavalesco e torcedor símbolo do Guarany de Bagé, Paulo Roberto Figueiredo (PSB) de 64 anos. A folha de São Paulo em uma reportagem, relatou que Paulinho Vesgo (como era conhecido) foi considerado pelo site americano: www.ugliypeople, como uma das pessoas mais feias do mundo. (Jornal Minuano de Bagé)
-.-.-.-.
04.01.11
Bagé no Jornal Nacional
Reportagem do Jornal Nacional sobre a seca (falta de chuva), que atinge o município de Bagé.
"É uma região muito rica, de agricultura muito desenvolvida" - Jornal Nacional no Ar
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/01/seca-deixa-180-mil-sem-agua-no-sul-do-pais.html
.-.-.-.-.
Nov.2010
Medalha de Ouro para o vinho Peruzzo Cabernet Sauvignon/Merlot 2008, no 7º consurso nacional de vinhos finos & destilados, Concurso Mundial de Bruxelas - Edição Brasil. Participaram 186 amostras de vinhos, espumantes e destilados que foram avaliados no Rio do Rastro Eco Resort em São Paulo, por diversos professores sommeliers, jornalistas e degustadores da Polônia, Alemanha, Bélgica, Holanda, Suiça e Brasil.
.-.-.-.-.-.
25.11.10 -  Bagé é premiada em projeto da Fundação Getúlio Vargas - Joinville - SC.
 O prefeito Luís Eduardo Colombo recebeu a premiação que colocou Bagé no primeiro lugar no ranking das cidades gaúchas - categoria de 50 mil a 250 mil habitantes - cujas gestões melhor aproveitam o dinheiro público.

.-.-.-.-.-.
11.11.10
Bagé - Capital do churrasco,
realiza festa dos 200 anos em
Brasília - Capital Federal.
A noite de 10.11.10 foi inédita e marcou uma importante página na história de Bagé. Um evento que reuniu mais de 400 pessoas - lançou os 200 anos do município na Capital Federal. O churrasco, que foi realizado, contou com a presença do deputado Federal Afonso Hamm e representantes do empresariado e imprensa local, o secretário do bicentenário - Pablo Lisboa, o Vice-presidente da Câmara dos Deputados - Marcos Maia, o Ministro das cidades - Marcos Fortes, representando o poder executivo nacional, o Prefeito de Candiota Luís Carlos Folador, e demais representantes da Unipampa, IFSUL, da Aciba, Sindilojas, Intendentes do Uruguai e Argentina. O prefeito de Bagé Dudu Colombo acompanhado da primeira dama Silvana Caetano recepcionaram os convidados.
1) "Este é um momento de evidenciarmos a importância histórica, cultural e política de Bagé". Dudu Colombo - Prefeito de Bagé.
2) "O nosso objetivo final é garantirmos qualidade de vida para a população bageense" - Dudu Colombo - Prefeito de Bagé.
.-.-.-.-.
"É lindo ver a história de uma cidade importante para o Rio Grande do Sul como BAGÉ" - Marco Maia - vice-presidente da Câmara dos Deputados (Brasília).
.-.-.-.-.
25.06.10
O 1º Festival Internacional de Música no Pampa (Fimp) reúne músicos do Brasil e exterior em Bagé.
Bagé será o palco do evento que acontece de 25 a 31 de julho de 2010.
Para as oficinas, já estão inscritos alunos de 10 estados brasileiros e 5 países.
Serão sete dias de intensa programação, entre concertos gratuítos, comunitários, música de câmara, orquestra e aprendizagem através de oficinas.
Direção artística: Maestro Jean Reis
Direção pedagógica: Dr. Marcos Machado
.-.-.-.-.
04.06.2010

BAGÉ 200 ANOS - 1811/1911
"Bagé antes da natureza, da geografia, das edificações e logradouros, se materializa nas pessoas que aqui vivem e que aqui viveram". Sapiran Brito
Bagé nasce de um acampamento militar e aqui, durante 200 anos, esteve localizada a maior praça de guerra nacional, desde o império até a república; a maior revolução brasileira, a Farroupilha, teve aqui o seu eixo; também a maior guerra na qual nos envolvemos, a do Paraguai, veio buscar aqui "os voluntários da Pátria". Tem ainda a invasão argentina, as guerras de fronteira com o Uruguai, as outras guerras de 1893 e a de 1923 e outras escaramuças. Aqui viveram Caxias, Osório, Sampaio, Mallet, Silveira Martins e Médici - o presidente militar, aqui nasceu. (Sapiran Brito - J.Minuano)
-.-.-.-
28/04/10 - Governadora Yeda Crusius passa por Bagé. O movimento foi intenso, no Aeroporto Comandante Craemer. Aeronave com a governadora Yeda Crusius e da Força Aérea Brasileira(Fab) com o Ministro da Integração Nacional, João Reis Santana Filho pousaram no local. Helicópteros com as autoridades estaduais e federais decolaram de Bagé rumo a Dom Pedrito para acompanhar as obras da barragem do Arroio Taquarembó, que permitirão irrigar plantações e garantir o abastecimento de água na Metade Sul do Estado. Durante o voo pelos céus da Rainha da Fronteira no entardecer a governadora não deixou de apreciar a natureza e registrou a seguinte frase - "na volta de Bagé, a lua cheia nos acompanhou". (J.Minuano)
-.-.-.-
2010/abr - A FARSA DA ESPOSA PERFEITA - Escrita pela bageense Edy Lima, é considerada uma obra prima do teatro. A peça trata de relações conjugais e extraconjugais, trata do comportamento, das emoções e dos interesses e como se passa em Bagé, aborda alguns assuntos gaúchos. Mas tem um sentido universal, pois as situações mostradas continuam acontecendo em qualquer parte do mundo.
Produção: Centro Histórico Vila de Santa Thereza.
Direção: Sapiran Brito
Assistência de direção e produção: Marilú Teixeira
Elenco:
Heloisa Beckman
Alice Simões Pires
Guilherme Collares
João Costa Neto

Tom Peres 

Pode-se começar a conhecer o Rio Grande do Sul, rigorosamente, por qualquer lugar do universo. Mas não se deve julgar tê-lo conhecido antes de dar nem que seja uma passadinha por Bagé. Luiz Antônio Araujo.

-.-.-.-

2010/fev - Em Bagé encontram-se 42.322 veículos em circulação (Rádio Difusora).
.-.-.-.
2009/agosto - O espumante Peruzzo Brut foi agraciado com a Medalha de Ouro do VI Concurso de Espumantes Brasileiro, realizado pela Associação Brasileira de Enologia. (www.peruzzo.com.br)
-.-.-.-.

2009/agosto - Lei antifumo
Bagé foi uma das pioneiras a adotar a lei antifumo nº 4480 de agosto de 2007. Há dois anos os bageenses não podem fumar em locais fechados e os comerciantes estão sujeitos as penalidades da lei. A multa varia de R$ 487,00 a quatro vezes este valor.  São Paulo adotou a medida em 2009, outras cidades estudam a possibilidade de aderirem o mesmo esquema.
 -.-.-.-
02.03.2009 - Flávio Brasil lança "Poesia sentida" - o 1º livro em português, braille e áudio do Brasil.
.-.-.-

2009 - Grande Prêmio Brasil de Turfe
O cavalo de Bagé "Jeune-Turc", nascido e criado no Haras Fronteira de Bagé, ganhou o Grande Prêmio Brasil. Ganhou também o Grande Prêmio de São Paulo este ano.
-.-.-.-
2008/setembro - Atores globais participam de Desfile Farroupilha em Bagé.

"O apreço por suas tradições destaca o Rio Grande do Sul do resto do país" - Thiago Lacerda.

O desfile Farroupilha em Bagé contou com a participação especial de quatro atores globais que participaram da minissérie "A Casa das Sete Mulheres" - Thiago Lacerda, Werner Schünemann, Tarcísio Filho e Marcos Barreto. Os artistas montados em seus cavalos de raça Crioula, percorreram 7 quadras da Av. Sete de Setembro. A platéia aplaudiu e acenou constantemente para os artistas. O carioca Thiago Lacerda, que viveu Giuseppe Garibaldi na minissérie resumiu a emoção em voltar a ter contato com as tradições do Estado. - É muito bom reviver a história do povo gaúcho. Já o paulista Tarcísio Filho, que representou o general Antonio de Souza Netto, ressaltou sua familiaridade com a cultura gaúcha. - Já estou perito. O gaúcho Werner Schünemann também estava feliz em poder relembrar os tempos de "A Casa das Sete Mulheres", quando havia interpretado o general Bento Gonçalves.
-.-.-.-
2007 - Bagé possui a feira agropecuária mais antiga do Brasil (1912). O nível zootécnico do rebanho é fator fundamental na 95° Expofeira de Bagé.
-.-.-.-
2002 - Bagé realiza a Primeira Festa Internacional do Churrasco, com duração de 5 dias, compareceram 60.000 pessoas. Bagé entra para o livro dos recordes.
-.-.-.-

2001 - Bagé promove o MAIOR CHURRASCO DO MUNDO, com a participação de 30.000 pessoas em um dia.
-.-.-.-
2000 - O Juíz Nicolau dos Santos Neto, responsável pelo desvio de R$ 196,7 milhões das obras do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo, depois de oito meses de fuga, estava no Uruguai, se apresentou dia 08 de dezembro de 2000, assinou um "auto de apresentação espontâneo". O ato se consumou numa estrada perto de Bagé. Depois Nicolau seguiu para uma delegacia de Bagé e de lá para São Paulo, num avião bimotor fretado pelo seu advogado.
-.-.-.-
1977 - Fundação do Museu da Gravura Brasileira na cidade de Bagé, por Carlos Scliar, Danúbio Gonçalves, Glauco Rodrigues, Glênio Bianchetti. Estes artistas plásticos conhecidos como "os quatro Bagé", buscavam um espaço na cidade para exibir e guardar suas obras. Além destes, participaram também os escritores Cavalheiro Lima, Clóvis Assumpção, Edi Costa Lima, Ernesto Wayne, Pedro Wayne. Hoje fazem parte do acervo obras de bageenses, porto-alegrenses, cariocas e etc. O Museu possui mais de 800 obras.
-.-.-.-
1971 - O troféu "Jules Rimet", que o Brasil conquistou definitivamente em 1970, no México, está percorrendo o Rio Grande do Sul. Chegou a Bagé dia 02 de fevereiro de 1971. Foi conduzido, em carro aberto, nas ruas centrais da cidade. O troféu tem 30 centímetros de altura, pesa um quilo de ouro e formato de uma mulher alada. Ficou exposto no saguão do Banco do Brasil, depois foi depositado no cofre geral da agência e, no dia seguinte, referenciado em Pelotas. Obs: Anos depois, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, o valioso troféu de ouro foi roubado e derretido. A Federação mandou fazer uma réplica.
-.-.-.-
1970 - Bagé, possui o segundo maior ginásio do Rio Grande do Sul, poli-esportivo Presidente Médici. Nas cercanias do ginásio também há um complexo esportivo, com 08 campos de futebol, vestiários e área verde.
-.-.-.-
1969 - O homem pisou pela primeira vez na lua através da Apolo 17. Bagé é a única cidade do Brasil e uma das 78 cidades do mundo que recebeu uma pedra vinda da lua. O Presidente Emilio Garrastazú Médici foi presenteado pelo governo americano com um fragmento de pedra. Médici sendo bageense, doou para o Museu D. Diogo de Souza de Bagé. A pedra está avaliada em dez milhões de reais.
-.-.-.-
1958 - ESTÁTUA DO LAÇADOR - Porto Alegre

UMA PAIXÃO PELO RIO GRANDE DO SUL
Paixão Côrtes serviu de modelo "estátua do laçador" (homenagem ao gaúcho na entrada de Porto Alegre). O avô paterno de João Carlos Paixão Côrtes, era de Bagé e seu nome era Paixão Côrtes. O laçador passava as férias nas estâncias dos parentes em Bagé, Julio de Castilhos e Cruz Alta.
Paixão Côrtes junto com
Barbosa Lessa, são os formadores do Movimento Tradicionalista Gaúcho, que deslancha a partir de 1947. Organizou o 35 CTG (Centro de Tradições Gaúchas), em 24 de abril de 1948.
Curiosidade: O álbum Nosso Bebê foi comprado na livraria "A Predilecta" em
Bagé.
Mãe: Maria Fátima D'Ávila Paixão.
Pai: Julio Paixão Côrtes. Nascimento: 12 de julho de 1927.


Cidade: Livramento.Nome do Bebê: João Carlos Paixão Côrtes. 
.-.-.-.
1951 - Glauco Rodrigues, Glênio Bianchetti, Danúbio Gonçalves, todos de Bagé e, Carlos Scliar natural de Santa Maria, mas cidadão bageense, fundam o "Clube da Gravura de Bagé". Depois, os quatro de Bagé junto com Vasco Prado fundam o Clube de Gravura de Porto Alegre.
.-.-.-.
1943 - Foi criado o Terceiro Regimento Mecanizado do Exército Brasileiro (3° REC Mec). Foi a primeira unidade mecanizada do Brasil, já que as outras eram hipomóveis.
.-.-.-.
1943 - O Padre Edgar Aquino Rocha (nascido em 1899 em Juíz de Fora - MG), veio em 1941 para ser diretor do Colégio N.S.Auxiliadora. Em 1943 teve a idéia de pedir paz ao mundo (segunda guerra mundial), pedindo a Nossa Senhora, a volta, são e salvos, dos pracinhas de Bagé que se encontravam na Itália. Para tanto, organiza um ritual religioso de colocar velas nas janelas, oferecidas em cumprimento de votos. Daí o termo "votivas". Tradição que continua até os dias de hoje - (2011).
.-.-.-.
1927 - Construção do Coreto Municipal, significativo elemento cultural, histórico e arquitetônico da cidade. Fica na Praça Silveira Martins. Serviu de apresentações de bandas, teatros e palanque eleitoral. Discursaram nesse local políticos gaúchos e políticos brasileiros importantes dos anos 50, foi restaurado e inaugurado em 16.11.2008.

.-.-.-.
1922 - NOSSA GRATIDÃO A CULTA POPULAÇÃO DE BAGÉ
Dilermando de Assis e Ana de Assis

.-.-.-.
1918/22 - Construção do Quartel General de Bagé.
Projeto: 1º Tenente Dilermando Cândido de Assis, casado com Anna de Assis. (Anna foi esposa de Euclides da Cunha, e apaixonou-se por Dilermando que mata Euclides em tiroteio em 1909 no Rio). Eles residiram em Bagé por 4 anos. Um dia antes de viajar para o Rio de Janeiro, Anna de Assis esteve no jornal Correio do Sul e se despediu em nome do marido, agradeceu a fidalguia e deixou um anúncio publicado: "Retirando-nos hoje para a cidade do Rio de Janeiro, onde vamos fixar residência, e não tendo tido tempo de nos despedir das pessoas amigas, o fazemos por este meio, oferecendo-lhes os nossos préstimos naquela capital. Aproveitamos a ocasião para deixar consignada aqui a nossa gratidão pela maneira cavalheiresca com que esses bons amigos e a culta população de Bagé nos trataram durante o tempo em que aqui residimos, 09 de abril de 1922. Dilermando Cândido de Assis e sua esposa". Depois que foram embora de Bagé, o casamento durou mais um ano, eles se separaram.


UM PEÃO DE BAGÉ FOI O MÁRTIR DA TRADIÇÃO GAÚCHA - Barbosa Lessa

BARBOSA LESSA - DESBRAVADOR DA CULTURA GAÚCHA. Nasceu em Piratini, com Paixão Côrtes, são considerados os desbravadores da cultura gaúcha. Lessa, certo dia, declarou numa entrevista: ''José, um peão de Bagé, que se atreveu a atravessar a Praça da Alfândega vestido à gaúcho, foi linchado. Foi um mártir da tradição completamente esquecido. Na época (anos 40) Porto Alegre, não admitia a presença de tradicionalistas.
.-.-.-.
1898 - Andradina de Oliveira, educadora e feminista gaúcha, fundou na cidade de Bagé, o "jornal Escrínio", cujo lema era "pela mulher", uma das primeiras iniciativas pelo progresso feminino no Brasil. O jornal foi editado durante nove anos, primeiro em Bagé e depois em Santa Maria.
.-.-.-.
1897 - Canudos - Bahia A vitória do governo só foi alcançada com uma carga de lança dos cavaleiros gaúchos do Coronel Carlos Teles de Bagé. Assim foi a queda de Canudos de Antonio Conselheiro.
.-.-.-.
1835 - Início da Revolução Farroupilha.
.-.-.-.
1811 - Fundação da cidade de BAGÉ pelo português e governador do Rio G. do Sul - "Dom Diogo de Souza".


Trago o Brasil na ponta da língua,
O Rio Grande do Sul no coração
e Bagé dentro da minha ALMA.   
Manoel Ianzer

Fontes:
Saraiva, Edgar
Boucinha, Claudio
Rádio Difusora de Bagé
Marrero, Andréa
Bortolini, Maria Cátira
Ianzer, Manoel
Correio do Povo de Porto Alegre
Jornal Minuano de Bagé
Arquivo Público Municipal de Bagé
Zero Hora de Porto Alegre
Prefeitura Municipal de Bagé
Bagé rumo aos 200 anos
http://geocities.com
http://www.portaldopampa.plugweb.net/
http://www.resenet.com.br/
http://www.wikipedia.org/
Revista Época nº 134

Em breve mais informações

Um comentário:

Manoel Ianzer disse...

Rubia escreveu
Lei antifumo
Mas olha só, esses gaúchos são uns guapos não é mesmo!
Abraço
Rubia Dalmagro - Santa Catarina