Bagé

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

8. Haras cinematográficos e estâncias de Bagé

Bagé
é o maior centro
de cavalos de corrida do Brasil

Um novo país está sendo construído em torno da rodovia que liga o Rio Grande do Sul ao Pará. A Br-153 - Rodovia Transbrasiliana que sai de Aceguá-Rs, passa por Bagé-Rs e vai até Belém do Pará. Uma região jovem e com capacidade surpreendente para enfrentar desafios.

--------------------------------------
CABANHAS E ESTÂNCIAS DE BAGÉ

Cabanha Campana
link com fotos (lindas)
www.cabanhacampana.com.br/cabanha.htm

Cabanha da Maya
link com fotos

http://www.cabanhadamaya.com.br/

Estância Carapuça

link com belas fotos

http://www.estanciacarapuca.com/

Estância Santa Maria
link com fotos
http://www.estanciasantamaria.com.br/


Estância São Francisco

link com fotos
http://www.saofranciscobage.com.br/
--------------------------------------



HARAS CINEMATOGRÁFICOS:

No município de Bagé, técnicas de ponta são utilizadas para cuidar da saúde dos cavalos puro-sangue-ingleses, os mais valorizados do mundo. Bagé já vem atraindo capital estrangeiro. Nos últimos anos, tornou-se conhecida como o maior centro de cavalos de corrida do Brasil. São 22 haras num espaço total de 6.600 hectares, o tamanho de 350 maracanãs juntos, os haras têm 2.000 cavalos que valem em média 15.000 dólares cada um. Cavalga pelos pastos da região de Bagé, algo em torno de 30 milhões de dólares. As instalações são cinematográficas.
-Nas cocheiras, existem unidade de terapia intensiva com aparelhos de anestesia, respiração artificial, ultrasonografia e raio x.
-Os animais comem uma mistura elaborada de pasto com 3 qualidades de plantas especialmente combinadas.
-As técnicas de inseminação artificial acompanham as mais modernas do mundo.
-Cada cavalo vale um apartamento. (Veja 2000).

CAVALOS DE BAGÉ

Cavalos Crioulos

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos fundada em 1932 na cidade de Bagé, hoje tem sua sede na cidade de Pelotas e, conta com mais de 2.000 sócios, têm 7.000 criadores que possuem animais mas não são sócios e mais de 14.000 usuários. A Associação possui registro de 164.000 animais vivos. O sucesso do cavalo crioulo: são as provas de rédeas, é a qualidade genética desses animais.

Cavalos puro-sangue-inglês

O cavalo puro-sangue-inglês, acumula recordes nas pistas brasileiras (São Paulo e Rio de Janeiro) e norte-americanas (Nova York). Os haras de Bagé, são símbolos da evolução da criação nacional, que cada vez mais conquista o exterior.

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

A cidade de Bagé é o berço das:

1. Associação Nacional de Criadores Herd-Book Colares.

2. Associação Brasileira de Criadores de Ovinos - http://www.arcoovinos.com.br/

3. Associação Brasileira de Hereford e Braford - http://www.hereford.com.br/

4. Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos - fundada em Bagé em 1932, hoje a sede é em Pelotas-Rs - http://www.abccc.com.br/

5. Associação Brasileira de Criadores de Emas - criada em 1999 na cidade de Bagé, atualmente em Porto Alegre-Rs.

6. Associação Rural de Bagé, fundada no dia 20 de setembro de 1904, fica no Parque de Exposições "Visconde de Magalhães". É considerada a entidade mais antiga a realizar exposições feiras no país. A Associação Rural de Bagé tem sido ao longo dos anos prestigiada por todas as entidades de criadores, clubes de serviços, escolas, representações de classe, do povo, do comércio e indústria constituindo-se verdadeiro patrimônio da Comunidade. Nos últimos anos (1985) tem se caracterizado como a maior e mais importante exposição de Reprodutores e Matrizes Rústicas do Estado do Rio Grande do Sul. http://www.ruralbage.com.br/
--------------------

EMBRAPA PECUÁRIA SUL
A Embrapa Pecuária Sul é um dos 40 centros da Embrapa que há mais de três décadas de existência vem trabalhando para a agropecuária brasileira, disponibilizando tecnologias nas áreas de bovinocultura de corte, de leite e ovinos, buscando o bem estar sócio-econômico do homem, com o foco no agronegócio. As contribuições geradas pela Embrapa Pecuária Sul são suficientemente consistentes para considerar esta unidade de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica um marco institucional na região sul do Brasil e, pela sua localização, para aqueles países limitrofes do Mercosul. Endereço: Br 153 - Km 603, Bagé-Rs. http://www.cppsul.embrapa.br/unidade/a_unidade

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Ema

A Ema é um animal nativo do Brasil.
Para iniciar uma criação, é necessário fazer um projeto e conseguir autorização do Ibama.


------------------------------

BOVINOS DE BAGÉ

1. Raça Angus

A raça Angus tem sua origem na Escócia, tendo seu nome advindo dos condados onde começou o seu desenvolvimento: Aberdeen e Angus. Excelente qualidade de carne, rapidez de engorda e singular rusticidade. O Touro Menelik, em l906, foi o primeiro reprodutor Aberdeen Angus a entrar no Brasil, importado do Uruguai por Leonardo Collares Sobrinho, de Bagé-Rs.

2. Raça Ibagé

1945 - Cruzamento Nelore x Aberdeen Angus, para a formação da raça Ibagé

Raça sintética resultante do acasalamento de bovinos (Nelore) e bovino de origem européia(Aberdeen Angus). Linhagem distinta do Brangus Americano, pois é composta somente por Zebuinos da raça Nelore, apresentando como consequência maior facilidade de parto, alto peso a desmama, excelente habilidade materna, fertilidade, adaptação aos mais diversos ambientes e alta qualidade de carcaça.

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

OVINOS DE BAGÉ

Em dezembro de 2007, foi realizada em Bagé a 31º exposição Feira Oficial de Ovinos. Um dos destaques da Mercovinos é o fato de os animais a serem vendidos nas mangueiras apresentam excelente qualidade tanto de lã, quanto de carne, que pode ser destinados para cria, recria e abate. Na região, a ovinocultura é tradicional e tem uma base genética muito importante. A criação da ovelha representa uma forma de fixação do homem do campo, meio de alimentação e impulso ao progresso da região por meio da produção de lã, pele, carne e leite. Bagé é um dos principais centros produtores do Estado. A região da Campanha possui um rebanho em torno de 160 mil ovinos, sendo que 85 mil estão em Bagé. A ovinocultura gaúcha se destaca pelo alto nível e a lã brasileira pode atingir os melhores mercados internacionais.A Associação Brasileira de Criadores de Ovinos - ARCO, fundada em Bagé em 1942, ainda mantém sua sede no município.

Fontes de pesquisa:

Revista Veja - 2000

http://www.ruralbage.com.br/

Embrapa Pecuária Sul

http://www.cavalocrioulo.org.br/mercado.php

sac@ccpsul.embrapa.br

http://www.cppsul.embrapa.br/unidade/serviços/ibage

imprensamgm@bol.com.br (ovinos)

em breve mais informações

Um comentário:

Manoel Ianzer disse...

Roberto escreveu
Pois é, desconhecia totalmente a riqueza de Bagé, é claro com exceção do livro Analista de Bagé. Quanto à cidade em sí, fiquei realmente comovido e impressionado com a qualidade de vida...as roupas folclóricas são motivo de orgulho, dadas as finalidades de sua utilização, nos campos e nas criações da pecuária em geral...dos bois, ovinos e cavalos...super legal...
abs KeppleR
rkeppler@osite.com.br